Dez razões para investir em Energia Solar

A partir da resolução nacional 482 da ANEEL que entrou em vigor em 2012, uma nova oportunidade surgiu. A geração de energia se tornou viável em residências e empresas. A energia solar fotovoltaica foi a mais beneficiada visto que os painéis podem ser instalados em telhados e coberturas e a irradiação solar é abundante mesmo em ambientes urbanos.

Dez razões para investir em Energia Solar

Seguem 10 razões para você instalar um sistema fotovoltaico em sua residência e/ou em sua empresa:

1. Gere sua própria energia e reduza sua conta de energia elétrica

Quem possui uma usina fotovoltaica instalada em sua residência pagará apenas pela diferença entre a energia consumida e a energia gerada. O preço de compra e de venda de energia é o mesmo. Caso a geração seja maior do que o consumo, o consumidor acumula créditos que podem ser utilizados em até 5 anos.

2. Pague o investimento em 7 anos e gere sua energia durante 30 anos.

O investimento na usina fotovolta é pago em uma média de 7 anos e a usina operará durante 25 anos, no mínimo. Tudo que é gerado após os primeiros anos é economia para o seu bolso.

3. Invista em uma fonte de energia limpa e sustentável

A energia solar não emite poluentes no momento da geração de energia e é uma fonte inesgotável. A energia solar torna sua casa e sua empresa mais sustentáveis e reduz a necessidade de outras fontes de energia com maiores impactos ambientais.

4. Fuja da instabilidade do setor elétrico

Nos últimos 2 anos, o preço da energia elétrica para a consumidor residencial subiu mais de 70% - 17% em 2014 e 48% em 2015. Gerando sua própria energia, vocês estará fugindo dessa instabilidade.

5. Aproveite a alta irradiação solar no território brasileiro

Em todo o território brasileiro, há uma irradiação solar diária média alta em relação à Alemanha, por exemplo, que é uma referência em energia solar fotovoltaica. Na Alemanha, a irradiação solar média está em torno de 3 kWh/m2/dia, enquanto que, no Brasil, a irradiação varia de 5 a 6 kWh/m2/dia (dados do SWERA).

6. Linhas de financiamento específicas

Há linhas de financiamento específicas para a energia solar no Brasil. Alguns dos bancos que oferecem financiamentos são o Banco Santander, o BNDES, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e o Banco do Nordeste.

7. Valorização Imobiliária

O imóvel é valorizado visto que as despesas com energia elétrica serão menores e o imóvel passa a ter uma fonte de energia que ajuda ao desenvolvimento sustentável.

8. Investimento com retorno de 4 a 8 anos

O tempo de retorno do investimento varia de 4 a 8 anos, o que torna a energia solar um melhor investimento do que a poupança, renda fixa e grande parte dos produtos financeiros disponíveis no mercado. 

9. Permite a geração compartilhada

Pessoas físicas e jurídicas podem se reunir em consórcios para investir em usinas fotovoltaicas. As usinas fotovoltaicas podem ser instaladas em condomínios ou em outros terrenos, contanto que esse terrenos tenham o fornecimento de energia realizado pela mesma concessionária de energia.

10. Os créditos de energia podem ser utilizados para reduzir a conta de energia em outras residências

Caso a geração seja maior do que o consumo de energia, os créditos de energia acumulados podem ser utilizados em outras unidades consumidoras. Contanto que a outra unidade pertença à mesma pessoa física ou jurídica e esteja na mesma área de concessão.

Assine nossa newsletter

Sigma Energia Solar - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento:    PlanoBWeb