Energia Solar Fotovoltaica no Nordeste

Região possui alta irradiação solar e linhas de financiamento bastante atrativas

A Energia Solar Fotovoltaica está em crescimento exponencial. Somente em 2016 (até o mês de agosto), o número de instalações triplicaram no Brasil. Isso se deve ao aumento do preço da energia elétrica nos últimos anos, à queda do preço dos equipamentos e a incentivos governamentais e financeiros. Dessa forma, a energia solar se tornou uma solução bastante interessante para empresas que desejam reduzir suas despesas com energia elétrica.

Na região Nordeste, há condições ainda mais vantajosas devido aos níveis de irradiação solar e à nova linha de financiamento do Banco do Nordeste (BNB), a FNE SOL. Entenda melhor essa linha de financiamento específica para micro e minigeração distribuída na Cartilha do BNB.


FNE SOL - Linha de financiamento do BNB para microgeração

  • Público Alvo: Empresas industriais, agroindustriais, comerciais e de prestação de serviços, produtores rurais e empresas rurais, cooperativas e associações legalmente constituídas;
  • Investimento inicial mínimo.
  • Parcela do financiamento menor do que economia projetada na sua conta de energia após a instalação do sistema fotovoltaico.
  • Taxa de juros abaixo da média do mercado, em torno de 11 %.
  • Bônus de 15 % sobre os juros se pagamento for realizado em dia.
  • Prazo de até 12 anos
  • Carência de 6 meses a 1 ano.

Saiba as condições ideais para a instalação de Energia Solar em sua empresa

Área disponível na cobertura sem sombreamento

Uma grande área disponível no telhado ou na cobertura e poucos pontos de sombreamento é ideal para a instalação do seu sistema fotovoltaico. Por exemplo, para atender um consumo de 1000 kWh, o sistema ocupará uma área de aproximadamente 65 metros quadrados.


Saiba as condições ideais para a instalação de Energia Solar em sua empresa

Conta de Energia com valor maior do que R$ 1000,00 mensal

Para sistemas fotovoltaicos maiores, há um ganho de escala que torna o investimento ainda mais interessante. Quanto maior o seu consumo, mais rápido será o retorno do investimo. Exceto para comércios e indústrias que possuem fornecimento em Média Tensão, nesse caso, necessita-se de um estudo mais aprofundado visto que a tarifa para esses consumidores tem um valor menor.


Tem interesse em uma análise financeira sem custo ?

Se você nos enviar a conta de energia da sua empresa, enviaremos uma proposta incluindo a análise financeira e técnica para a instalação do seu sistema fotovoltaico.


No gráfico abaixo, há uma simulação da despesas anuais com as parcelas do financiamento e com a conta de energia elétrica para uma empresa que paga R$ 2300,00 por mês. Faz-se uma comparação entre a projeção de gastos da empresa se houver ou não houver o investimento em energia solar. Desde o início, percebe-se um fluxo de caixa positivo.

Importante ressaltar que, ao longo do tempo, a energia elétrica está se valorizando enquanto a parcela do financiamento não tem reajuste, dessa forma, há uma redução de despesas significativa a cada ano.

Assine nossa newsletter

Sigma Energia Solar - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento:    PlanoBWeb